<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Moralização

É verdade que a moralização do Estado deve começar pelos governos e acabar nos dirigentes!

Neste sentido, o BE apresentou na AR, o
Projecto de Lei nº 32/X/1 no qual propõe, entre outras medidas, que as nomeações para cargos de direcção da administração pública (todos eles, incluindo os dirigentes intermédios: directores de serviço e chefes de divisão) sejam nulas se realizadas nos seis meses antecedentes à realização de eleições que decorram do termo normal da legislatura.

Apenas uma pequena questão:
Segundo a Lei nº 14/79, de 16 de Maio, as eleições para a Assembleia da República devem ter lugar, normalmente, entre 14 de Setembro e 14 de Outubro (artigo 19º, nº 2), o que cria algumas dificuldades quanto à determinação exacta do início daquele período de 6 meses de “nojo nomeativo”.
Ora, como fazer para se fixar o momento exacto a partir do qual só passa a haver nomeações nulas?


Sugerem-se várias soluções:

  • a introdução naquele projecto de lei de uma norma estabelecendo o dever de Sua Excelência o Presidente da República, nos seis meses que antecedem aqueles seis meses, comunicar ao Governo a data em que pensa marcar o futuro acto eleitoral.
    O estafeta portador desta comunicação deve, contudo, transpor os portões da residência oficial de S. Bento antes da zero horas de 14 de Março, de modo a assegurar a legalidade das nomeações supervenientes.

  • alteração do artigo 19º, nº 1, da lei eleitoral para a Assembleia da República, aumentando o prazo de 60 dias de antecedência com que o Presidente da República deve marcar o dia do acto eleitoral para a AR, para 210 dias.

  • fixação de uma data autónoma em relação a actos eleitorais a partir da qual o Governo não possa, em caso algum, efectuar mais nomeações.
    A título de mera sugestão, indica-se como data referência para este efeito, o dia da tomada de posse do Governo.
    Esta solução apresenta a vantagem manifesta de arredar de vez qualquer veleidade do Governo em matéria de nomeações. Estas passariam a ser feitas pela Assembleia da República, e só seriam válidas após a passagem pelo “nihil obstat” do BE.

  • como alternativa a estas soluções, sempre se pode prever a “troca” da nulidade superveniente da nomeação efectuada durante aquele período “de incerteza”, pela leitura obrigatória, pelo nomeado, de todos os projectos de lei apresentados até então pelo BE!
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário