<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Os dois Portugais


Há dois países neste nosso Portugal:

- um é "o país de todos nós", é o país governado pelo governo, é o país cujo orçamento tem uma estimativa de défice de 6,83% antes de qualquer acção governativa para o reduzir, o país cujos cidadãos vão ter que suportar novas agruras por causa desse défice, o país que vem suportando agruras por causa do défice, o país que não é capaz de crescer economicamente;

- o "outro" país é o das autarquias locais, das câmars muncipais, das juntas de freguesia, da áreas metroplitanas. Este país nada tem a ver com o primeiro, se bem que viva à conta da contribuição predial ou Imposto Municipal sobre Imóveis (pago por todos nós, nós que também vamos ter que sofrem as medidas draconianas por causa do défice) e das transferências orçamentais (do orçamento deficitário, suportado por todos nós) e das licenças e taxas de urbanização (pagas pelos seus munícipes que também pagam para o défice) e de outras corveias e receitas, e dos empréstimos.

Ainda assim, esse país das autarquias locais, da câmaras municipais, não tem nada a ver com o "outro", o do défice, nem com o défice dele, e menos ainda com as medidas correctivas que lhe possam implicar qualquer restrição. Isto porque não foi ele que deu origem ao défice; o défice é originado apenas pelo governo do "outro" pais. Já manifestou essa posição através da sua estrutura "sindical" e de "lobying", a Associção Nacional de Municípios. A comissão Constâncio "não foi fora disso", e não se debruçou sobre matéria de gastos autárquicos, designadmente o seu endividamento.

Estamos em época pré-eleitoral autárquica e não convém indispor os autarcas. O PS sabe disso. O PSD também. E se não sabia, passou a saber que os autarcas, sua criação, também podem revoltar-se contra o seu partido.

E não há-de tardar, pelo caminho que isto leva, que os lídimos representantes desse poder autárquico se revoltem contra o "outro" país, o do governo, e passem a impor a sua vontade, ou melhor as suas vontades, a esse governo e ao país desse governo, e deixem de se conformar com a governação daquele e passem a seguir apenas a sua própria vontade.

Mas será que para as autarquias locais, para 308 câmaras municipais e 4252 juntas de freguesia, o défice não é com elas, como se vivessem num país diferente daquele que tem um orçamento do estado deficitário?

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário