<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Desmentidos e Tribunal Constitucional, aborto e PS

1. Depois das notícias, veiculadas hoje por diversos órgaõs de comunicação social, de que o Tribunal Cosntitucional teria decido já a questão de saber se a sessão legislativa é ou não a mesma que decorria em Junho, parece que este tribunal veio desmenti-las.

É evidente que ao Presidente do Tribunal Constitucional só restava exactamente desmentir as notícias. O Tribunal Constitucional comunica as suas decisões através de acórdãos e não por meio de comunicados de imprensa e de notícia em jornais.
Mas também é certo que não há fumo sem fogo. E não sendo creível que, institucionalmente, haja qualquer intenção e, menos ainda, orientação, para que esta informação tivesse sido "passada" para o exterior, não é menos verdade que deve haver lá muita gente que gosta de falar e de ser protagonista. Não necessariamente juizes. Mas também não muito distante desses mesmos juizes.

2. Mas caso se confirme o sentido da decisão do Tribunal Constitucional que hoje "corre de jornal em jornal", uma nova iniciativa de refrendo ao aborto só poderá vir a ter lugar a partir de Setembro de 2006.
Ora se os "ventos" forem favoráveis para os lados de Boliqueime, nessa altura já Cavaco Silva estará sentado em Belém. O que muda um tanto as coisas.
Desde logo, se o discurso e os métodos do PS e do seu secertário geral quanto à imperiosidade da marcação do referendo continuarem a serem os mesmos que usaram com Sampaio (que como "ama de leite" deste governo, sempre tolerou com bonomia os "excessos" deste "menino"), o resultado será provavelemnte diferente.
Por isso, perante esta possibilidade, que pode ser até mais do que isso (ver-se-á até lá), o PS pode cair na tentação de dispensar de vez o referendo e aprovar a lei do aborto no Parlamento, conforme toda a esquerda tem insistentemente sustentado. Até porque o PS tem a noção que à medida que o dia da sua maioria se afasta no tempo, menos é garantido que o referendo venha a ter um desfecho que lhe seja favorável.
E por outro lado, depois das presidenciais não haverá lugar, em termos normais, a outras eleições que não sejam as proximas legislativas daqui a três anos. E por isso o PS, depois de Janeiro, fica completamente "liberto" para à sombra da sua maioria absoluta parlamentar, fazer o que lhe der na "real gana". Esta pode ser a primeira de muitas.

Resta saber qual será então a posição do PR que estiver em Belém - Cavaco, certamente - sobre esta forma de fazer as coisas?

Dúvidas não haja: o primeiro ministro (o PS não tem vontade) não gosta de ser contrariado, reage muito mal a desfeitas, e adora impor (dá a impressão que da forma mais "violenta" possivel) a sua vontade.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário