<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Então e os empregos?

O primeiro ministro anunciou que até 2010, 650.000 jovens serão envolvidos numa iniciativa de formação profissional e 1 milhão de trabalhadores activos em curso técnicos e profissionais.

Ora isto é exactamente o mesmo que engraxar uns sapatos com as solas completamente rotas, à espera que com isso eles passem a ter solas novas!

O grande problema do nosso país não é não dispor de técnicos com formação profissional adequada; é antes dispor de empregos, ou seja de empresas, para todos os técnicos que já têm formação profissional adequada.

Por outro lado, ao dar-se formação profissional “em catadupas”, sem que previamente seja assegurado a empregabilidade para os detentores dessa formação, de modo a que seja assegurada a sua absorção pelo mercado de trabalho, é prometer “uma mão cheia de nada”. De que serve deter-se formação se não se consegue um emprego compatível com essas habilitações?

E será que a formação profissional irá ter algum reflexo na situação laboral desse milhão de trabalhadores nas empresas onde trabalham?

Pela grandeza dos números anunciados, fica-se com a impressão de que o que se pretende é “escamotear” o desemprego de 650.000 jovens e que, no mais, tudo não passa, infelizmente, de “parole, parole, parole”.

Resta um “ganho”: o obtido pelos “formadores” e pelas “empresas de formação”.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário