<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Uma rotunda mentira

Pode-se dizer que é uma rotunda mentira que a nova lei das rendas - NRAU - ontem promulgada pelo PR, tenha como objectivo permitir a actualização das rendas.

Na verdade, da sua leitura, resulta que os seus principais e directos objectivos são outros e bem diferentes:

1. Em primeiro lugar, e antes de tudo, o governo pretende realizar avaliações fiscais a todos os prédios urbanos, de modo a assim conseguir aumentar o seu valor matricial e, deste modo, obter mais receitas em IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, antiga Contribuição Predial.

Ou seja, abanando a "cenoura" do aumento da renda à frente do nariz do "burro" do senhorio/proprietário (na verdade, neste país só um "burro" é que se mete a ser "senhorio"), o governo espera que esta "caia na esparrela" de pedir a actualização da renda e, afinal passe é logo a pagar mais IMI sem saber se e quando vai ter a renda actualizada.

2. Como se sabe o IMI é uma das receitas das câmaras municipais. Logo, ao aumentar o IMI o governo esta exclusivamente a aumentar as receitas das câmaras municipais.
Mas depois já pode diminuir o volume das transferências do orçamento para as autarquias, ficando com mais dinheiros para "esbanjar".
No final, o que acontece é que a carga fiscal sobre os cidadãos pagantes aumenta.

3. Depois o governo pretende que os proprietários suportem, em exclusivo, o ónus e os custos astronómicos da recuperação do parque habitacional do país. Sob pena de "expropriação".

Na verdade, o regime de actualização de rendas é "maquiavélico" para não dizer "iníquo":

a) Quem quiser actualizar uma renda solicita uma avaliação fiscal;

b) A avaliação fiscal, além de avaliar o andar e decerto aumentando o seu valor matricial e logo o IMI, pode ainda declarar que o andar precisa de obras (esta vai ser a regra, de certeza, por todas as razões e mais uma);

c) Neste momento o senhorio já passou a pagar mais IMI, mas continua a "ver a renda por um canudo", e ainda por cima tem que fazer obras de milhares de euros.
Encontrando-se descapitalizado, como grande parte se não todos os senhorios - porque anos a fio o inquilino andou a pagar uma renda miserável, que nunca foi devidamente actualizada - onde é que vai buscar o dinheiro?

d) Mas atenção: se não fizer as obras arrisca-se a ficar sem o prédio.
É que se não fizer as obras determinadas pela avaliação, o inquilino pode fazê-las e depois "apropria-se" do andar por um processo "expropriativo" previsto pela lei, pagando ao senhorio um preço absolutamente ridículo.
Ou seja: ou o senhorio faz as obras ou se não as faz, arrisca-se a ficar sem o prédio.

Em conclusão: com esta lei para actualização das rendas o que o Estado consegue é aumentar os impostos e recuperar o parque habitacional. São estes os verdadeiros objectivos da lei, já que o aumento da renda é uma coisa absolutamente lateral e sumamente condicionada.

E quem é que vai suportar todos estes ónus e encargos tendo em vista um mirífico "aumento da renda"?
Adivinhem: ... o proprietário/senhorio, está bom de ver.

Moral da história: o que vai acabar por acontecer com esta lei é os senhorios deixarem-se estar muito quietinhos à espera de melhores dias, continuando a fazer votos para que o inquilino morra ou o prédio caia!
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário