<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Epur si muove ...

Depois de consumada a ameaça de governo do Canadá de "devolver à procedência" um vasto grupo de cidadãos portugueses que lá se encontravam numa situação absolutamente irregular – se bem que, é bom notar, trabalhando e ganhando honestamente a sua vida – e depois de terem chegado ao país algumas dezenas de famílias repatriadas em meia dúzia de dias, o governo "moveu-se" e o MNE resolveu ir ao Canadá para discutir com as autoridades canadianas a situação dos emigrantes portugueses expulsos.

Francamente, não se percebe, contudo, o objectivo da viajem.
O MNE pretende ir discutir a situação dos emigrantes que estavam lá irregularmente?
Pensa ele que vai conseguir alterar as decisões já tomadas pelas autoridades da emigração canadense, que se limitaram a cumprir a sua lei em vigor?
Ou que vai conseguir fazer inflectir a posição das autoridades do Canadá sobre os “imigrantes” em situação irregular?

O que teria sido necessário, quando a situação foi despoletada, era ter havido uma intervenção do governo português junto do governo canadense no sentido, não de o fazer retroceder nas suas decisões, mas antes sensibilizá-lo para o problema, procurando minimizar os efeitos da aplicação dessas decisões e procurando caminhos para, se possível, conseguir resolver positivamente o maior número de situações, antes que as coisas se tornassem irreversíveis.

É que, na realidade, à face da lei canadense, os portugueses estavam lá irregularmente, e pretenderam utilizar meios “inviezados”, já não dizendo abusivos e ilegítimos, para se legalizarem.
A única desculpa que poderiam apresentar é que no seu país é costume, as mais das vezes, “fazer-se assim” para resolver qualquer problema; que “toda a gente” o faz; e que, por outro lado, o país pretende aprovar uma politica de imigração e de naturalização que vai permitir a qualquer um entrar à vontade, legalizar-se e até naturalizar-se, e não permite ao país “pôr na rua” quem quer que seja.

O MNE finalmente reagiu. Depois da indiferença inicial, moveu-se. Ao menos mostrou que existe. Duvida-se é que para além da sua existência em si mesma, ele sirva para mais o que quer que seja.
De novo se confirma o ditado: “depois de burro morto cevada ao rabo”.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário