<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Transferências de início de época

A propósito da transferência de Rui Pereira do Tribunal Constitucional directamente para o governo, muito se começa já a dizer e a cochichar acerca do Tribunal Constitucional, do seu cariz "político", do carácter “político” dos seus juízes, e mais o que se haverá ainda de ouvir...

Porém o que já não se ouve tanto dizer é que as instituições não existem por si, existem pelos seus membros e através deles.
Deles, dos seus compromissos e atitudes depende a respeitabilidade e prestígio da instituição que integram. Não é possível pretender que seja a instituição a "fornecer" dignidade a quem nela ingressa. Quem nela ingressa é que, pelo seu comportamento, rectidão e respeito pelos compromissos assumidos, confere dignidade, prestígio e independência à instituição.

E, ao conferir prestígio, dignidade e independência à instituição, os seus membros estão, assim, a protegê-la de terceiros que, colocados no exterior, ainda que em cargos de relevo, a entendem como um qualquer objecto do seu poder, e por isso, controlável. Ou, por não ser controlável, então objecto de “saque”, como révanche.

Com estes episódios, quem fica mal na fotografia não é, certamente, o Tribunal Constitucional.

Quem fica mal, antes do mais, são as pessoas protagonistas dos acontecimentos – e é bom não esquecer que as pessoas são livres nas suas escolhas.
Mas, também as instituições que patrocinam e propiciam estas situações não saem incólumes.

No caso, quem fica mal na fotografia é, desde logo, o PS.
Ao escolher Rui Pereira para o cargo de juiz do Tribunal Constitucional e ao acalentar-lhe a esperança de ele vir a ser vice-presidente do Tribunal – quando sabia, ou devia saber, que o cargo do vice-presidente resulta de eleição pelos seus pares e que estes são, felizmente, homens livres. Ao menosprezar a independência dos juízes do Tribunal Constitucional, o PS julgou-os “controláveis” pelo ou “subjugáveis” ao poder político, ainda que detido por uma confortável maioria. Esqueceu-se que por natureza o poder judicial é (ainda) um poder independente e autónomo. Felizmente …

Depois quem também fica mal é o primeiro ministro que não consegue esconder o desagrado que lhe vem causando a independência de actuação e liberdade de escolha dos juízes do Tribunal Constitucional – vingando-se de tais comportamentos através do "rapto" de um juiz que, eleito por proposta do PS, nem sequer chegou a “aquecer a cadeira”.
O primeiro-ministro, porque ocupa o lugar que ocupa (ainda que sem culpa nenhuma…) devia saber que, a bem do normal funcionamento das instituições e órgão de soberania, há atitudes e comportamentos que não se têm porque não se podem ter, mesmo que apeteça muito.
Ao "desafiar" para o exercício de uma cargo ministerial Rui Pereira, um juiz que o partido, de que o primeiro ministro também é secretário geral, tinha acabado de eleger para juiz da mais alta instância judicial do país, o primeiro ministro demonstrou que não tem respeito pelas instituições envolvidas no processo - e, desde logo, pela Assembleia da República – nem conhece limites de respeito institucional. Para ele, conta apenas a sua vontade …

Por final, Rui Pereira. Os anos como assessor de um juiz conselheiro do Tribunal Constitucional ou de cônjuge de uma juíza conselheira do mesmo, pelos vistos não lhe ensinaram nada …
Sabia, como devia saber, o que é ser juiz do Tribunal Constitucional. Sabia, como devia saber, o modo de eleição do Vice-Presidente do Tribunal Constitucional. Sabia, como devia saber, qual a duração do mandato de juiz. Sabia, como devia saber, o que é o múnos de juiz do Tribunal Constitucional e o que se lhe exige. Ainda assim, aceitou integrar a lista conjunta de juízes a eleger pela Assembleia da República e foi eleito. Tomou posse. Não foi eleito Vice-Presidente, como pretendia. Ficou pouco mais de um mês e foi para ministro …
Cada um sabe de si.
Porém as escolhas tanto dizem do escolhido como de quem escolhe. E quem o escolheu foi o PS ...

O que não pode ser dito é que o Tribunal Constitucional é o responsável por esta situação ou pela conduta, eminentemente pessoal, dos seus membros e dos demais titulares dos órgãos de soberania.
Quando muito, poder-se-á dizer que, de tempos a tempos, o Tribunal Constitucional se vê confrontado com princípios e critérios de actuação políticos que não serão os mais consentâneos.
E ainda, que em certos tempos, nada mais há a esperar de nada nem de ninguém.
Mas, final e fundamentalmente, sempre se poderá afirmar que a brisa do tempo tudo sopra, tudo leva, tudo apaga … Sic transit, gloria mundi.

Permanecem as instituições…
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário