<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Ao balcão da Pharmácia


No domingo, Marcelo Rebelo de Sousa, que dorme duas horas e meia, lê tudo, dá aulas, assina pareceres e nada, vigorosamente, aos fins-de-semana, assinalou as semelhanças entre José Sócrates e Marques Mendes. No retrato patusco, o dirigente "socialista" saiu beneficiado. As frases, molhadas em cicuta. Sócrates é melhor do que o outro porque mais desenvolto, tem um físico moldado em ginástica e em corridinhas, é veemente e "determinado", veste melhor, o verbo roça a eloquência. Comum a Mendes, o prazer da política, o gosto inextinguível de poder e a infatigável circunstância de ambos não saberem fazer outra coisa - disse Marcelo.

Tendo em conta os preopinantes da TVI, da SIC e da SIC Notícias, da RTP2 e da RTPN, o professor de Direito é, dizível e visivelmente, o melhor. Inflecte, suavemente, para o disparate, quando repete: "há dois anos atrás", mas sobra-lhe em verve e em ambiguidade o que a todos os outros escasseia em ironia e em risco. Marcelo disse, no domingo, que os dois actores assinalados são iguais no melodrama português. A constituição ideológica de ambos é atávica: procedem do mesmo ninho e da mesma periferia. O primeiro lê; o segundo evita. Mendes traz consigo o odor abafado e antigo dos solares do Minho. Sócrates, lisboeta de afinidade e adopção, o calafrio da frescura matinal serrana. A astúcia dos dois não representa presteza de espírito: fundamenta a manha provinciana de quem almeja conquistar a cidade grande. Fazem lembrar Rastignac, a personagem de Balzac no Père Goriot, quando grita, perante Paris: "Et maintenant, à nous deux!"

A herança é esta, sugere, sibilino, Marcelo: não há solução "alternativa", tendo em conta a ausência de opção. Um apenas veste melhor do que o outro. Eis a clamorosa diferença. O sistema de equilíbrios neutraliza qualquer fenómeno político, que o pretenda alterar substancialmente, reduzindo-o a versões diferentes da mesma atitude fundamental.

Sócrates e Mendes caracterizam dois modos da mesma relação "moderna" com os valores: uma cacofonia por detrás da qual estão a insegurança e a frivolidade.

Baptista-Bastos, escritor e jornalista
hoje, no Diário de Notícias
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário