<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Era mais que previsível...

A Comissão Europeia admite que o corte dos 13º e 14º meses decidida para os funcionários públicos e pensionistas em 2013 e 2014 venha a tornar-se numa medida permanente de redução das despesas do Estado.

Esta conclusão era mais que previsível.
Na verdade, não se compreende como é que o Estado iria em 2014 obter os muitos milhões necessários para retomar o pagamento destes subsídios a menos que reduzisse as outras despesa do Estado em montante idêntico. Porém, sabendo-se como se sabe, que a maior fatia da despesa primária do Estado é em remunerações e subsídios, o corte nas demais despesas será sempre insuficiente.

Resta o mecanismo dos despedimentos.
Mau grado as comuns manifestações contra o despedimento, é certo que, mais tarde ou mais cedo, ele terá que ser introduzido no Estado como um mecanismo comum de gestão dos seus recursos humanos e como forma de os adaptar e dimensionar às necessidades e disponibilidades financeiras de cada momento.
Na verdade não faz sentido que no Estado haja apenas um caminho de sentido único: admitir mais pessoas, sem que disponha de mecanismos de mobilidade e de dispensa que lhe permita adaptar-se às contingências do momento.

A perpetuação do não despedimento apenas origina o facto de todos se verem obrigados a ganhar menos para permitir o emprego de alguns - como agora acontece. Ora, este estado de coisas é tolerável apenas até certo ponto. A dado momento, quanto a redução salarial for por demais clamorosa, haverá, necessária e naturalmente, uma migração de trabalhadores do Estado para o sector privado, nacional ou estrangeiro (sector onde se praticam melhores salários e onde ainda subsistirão subsídios, prémios e complementos salariais). E, naturalmente também, migrarão para ele os melhores trabalhadores, os funcionários mais aptos e bem preparados, deixando o Estado enxameado de "monos" e de "incapazes", tornando a máquina do Estado incapaz de responder, nos mínimos exigíveis e aceitáveis, às solicitações e obrigações que lhe cabem.
Então, por força das circunstâncias, quer se queira quer não, terão que ser tomadas medidas, de modo a que o Estado, (ainda) social, continue a funcionar nos mínimos aceitáveis. E então, a única medida disponível, vai ser, precisamente, a selecção: serão seleccionados os melhores. Os demais terão que ser dispensados. Para sobrevivência de todos. E fundamentalmente para a sobrevivência, na medida do possível, do Estado Social.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário